Veja Também

 

 
 
 
 
Notícias - Geral
 
Pecuária: Produtor já deve se atentar à alimentação do gado na estiagem em MT

Postado em: 29/05/2015 11:28:00
assessoria/arquivo

O período da seca se aproxima e fica a critério de cada produtor como solucionar este problema, se ajustando à lotação de acordo com a disponibilidade de forragem ou reservando/adquirindo o alimento para suprir as necessidades do rebanho. O apontamento é feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que no último boletim, aponta que  “como o fim do período das águas ocorre todo ano, a estratégia para lidar com isso deve ser planejada antecipadamente pelo produtor”.

De acordo com  a entidade, segundo os dados da Somar, “a precipitação acumulada em 2015 até a terceira semana de maio apresentou volume 7,0% menor que o do mesmo período do ano anterior. Por outro lado, os meses de abril/15 e maio/15 juntos se mostraram 9,6% mais chuvosos que em 2014”.

O Instituto alerta que “independente- mente da intensidade ou da distribuição das chuvas, é certo que não se pode contar somente com sorte para um quesito tão importante para a alimentação dos animais [...] Seja qual for a estratégia utilizada, o objetivo tem de ser o mesmo: tirar o melhor proveito do bom momento da pecuária de corte do Estado”.

Conforme o boletim, “o mercado do boi gordo teve uma semana de leve alta nos preços, fechando a R$ 134,64/@ para o boi gordo, com valorização de 0,28%, e R$ 127,15/@ para a vaca gorda, com alta de 0,18%”.

Fonte: Só Notícias