Veja Também

 

 
 
 
 
Notícias - Geral
 
Perigo: Raio mata homem e deixa 3 feridos em Mato Grosso

Postado em: 02/09/2016 22:04:00
Divulgação

Um homem de 48 anos morreu depois de ser atingido por uma descarga elétrica de um raio, na zona rural de Paranaíta (851 km ao norte de Cuiabá), na quinta-feira (1°). Outras 3 pessoas ficaram feridas e foram conduzidas para uma unidade de saúde.

A Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), informou que José Odair Teixeira, não resistiu ao choque. Ele e outras 3 pessoas estavam em uma fazenda, quando o temporal se formou, provocando raios. Todos foram atingidos.

As vítimas, conforme a Polícia Militar, estavam encostadas em um cocho (acento de madeira), quando ocorreu a descarga elétrica. Corpo de José foi levado para a cidade de Alta Floresta (803 km ao norte), onde será enterrado.

Cuidados - De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão. Todavia, a maioria das mortes e ferimentos não são em consequência direta e sim a efeitos indiretos, como incêndios ou queda de linhas de energia. 

O instituto orienta as pessoas que não saiam para a rua durante tempestades, e que procurem abrigos em carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raio e evitem locais perigosos, como topos de morros ou cordilheiras; topos de prédios; áreas abertas, campos de futebol ou golfe; estacionamentos abertos e quadras de tênis; proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas; estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica. (Com informações Só Notícias)

 

 

Fonte: Gazeta Digital